5 Aplicativos para Tablet Android – julho

Já faz um tempo  que sugeri alguns aplicativos para Tablet Android, resolvi então preparar mais uma lista contendo aplicativos grátis e pagos. Lembro que não são necessariamente apps especialmente desenvolvidos para tablets, mas sim programas que considero com muito potencial no sentido de agregar funcionalidades e até mesmo  uma melhor experiência de uso com o dispositivo.  Sem mais  delongas, segue a lista:

1- Airdroid

A funcionalidade aqui consiste em facilitar a vida na hora de transferir arquivos do PC para o Tablet. Claro que você sempre pode usar o cabo de dados para isso, mas convenhamos que fazer tudo wireless é ainda mais prático, mesmo que demore alguns segundos (ou mesmo minutos) a mais. É ideal para vídeos , filmes, séries  e demais arquivos que talvez sejam grandes demais ( e por consequência demorados demais) para se transferir  via uma serviço de hospedagem em nuvem ( entenda Dropbox e assemelhados). Você sequer precisa instalar algum coisa no PC. Funciona da seguinte forma, você roda o  Airdroid no seu tablet Android e ele irá lhe informar o endereço a ser digitado no seu browser (ele usará a rede local). Você acessa o endereço, confirma o código de segurança via senha ou QR Code e pronto.  Pode agora transferir arquivos do seu PC pro tablet (ou mesmo do seu tablet para o PC). Na realidade o Airdroid te possibilita mais que isso, mas a funcionalidade que abordo aqui e que por si só já compensa a instalação deste aplicativo grátis é a transferência de arquivos.

Link para o Airdroid na Google Play

2- SwipePad

Uma das bandeiras levantadas por Tablet Android é o multitasking, e ainda que o menu Recent Apps nos dispositivos com Android 3 e superiores já ajude um pouco nesse sentido, com o SwipePad a alternância de aplicativos é ainda mais ágil. Ele funciona como um aplicativo invisível sempre sobre a tela e que é acionado por padrão quando se desliza o dedo da direita para a esquerda a partir da metade superior do canto direito. Ao ser acionado, ele abrirá uma tela com alguns blocos nos quais você pode atribuir um atalho para a execução de aplicativos.  Aqui um vídeo de 5 segundos que mostra o aplicativo em ação

É especialmente interessante quando combinado com outros apps do tipo “floating” (aplicativos geralmente em janelinhas e que ficam sempre sobre a tela, o tradicional “always on top” do Windows) como o aircalc (calculadora) , Overskreen (browser) , Hovernote (notas) entre outros.

Claro, isso é apenas uma sugestão de uso, nada impede que se coloque nos blocos aplicativos que utilizam a tela inteira, eu , por exemplo, coloco atalho para o EzPDF para facilitar o meu estudo. (Fico alternando entre o LecureNotes e o EzPDF dessa forma pois utilizo o LecureNotes com a barra de notificações   travada).

Link para o SwipePad na Google Play

3- Super Video, Floating & Popup

Como o nome sugere, trata-se de um player de vídeo , mas o seu grande atrativo reside no fato dele rodar numa janelinha “always on top” cujas dimensões são totalmente ajustáveis. Pra estudar é uma mão na roda, você pode, por exemplo, assistir a uma vídeo aula junto com o PDF da aula ao mesmo tempo na tela. Outra grande funcionalidade é permitir rodar vídeos do youtube diretamente no aplicativo, dessa forma você pode continuar navegando, conversando ou seja lá o que estiver fazendo enquanto assiste aos videos. É outro exemplo de aplicativo que potencializa a capacidade  multitasking do Tablet Android, e o melhor, é gratuito!

Link para o Super Video, Floating & Popup na Google Play

4- FloatNSplit Tablet Keyboard

Digitar usando o teclado onscreen do tablet não costuma ser das melhores experiências, você , por exemplo, não tem o referencial táctil (você não consegue sentir as teclas para posicionar os dedos sobre elas) e  nem sempre é fácil acertar o cursor na tela onde queremos que ele esteja simplesmente tocando na tela. O FloatNSplit Tablet Keyboard obviamente não supre a primeira ressalva, mas na segunda sim. Trata-se de um teclado onscreen com tamanho bastante ajustável (podendo o redimensionamento ser feito diretamente pelo teclado), possui setas de navegação para agilizar o posicionamento do cursor e , com um pouco de treino, facilitará a tarefa até mesmo em comandos como recortar, copiar , colar e selecionar tudo. Se você não está suficientemente satisfeito com o teclado que utiliza, sugiro que dê ao FloatNSplit Tablet Keyboard  pelo menos uma semana de uso. Configurando o tempo necessário para acionar teclas com acento e dominando onde estão os atalhos, creio que este teclado poderá sim ser o seu novo teclado padrão. Ah sim, e é grátis.

Link para o FloatNSplit Tablet Keyboard na Google Play

5- Lecture Notes

Estou preparando um artigo especialmente voltado para este aplicativo tamanho o meu entusiasmo quando comecei a utilizá-lo. O desenvolvedor deste programa o fez pensando na utilização do Tablet como um caderno digital para o uso na faculdade, ou seja, é voltado para que se escreva   com uma caneta stylus capacitiva (eu uso com uma Adonit Jot). Rapaz, e ele conseguiu. Talvez não tenha o mesmo impacto com todos como teve comigo, mas no meu caso foi a solução definitiva para transformar o meu tablet num verdadeiro caderno. Até mesmo o sistema para reconhecer (e descartar) a palma da mão quando ela encosta na tela funciona suficientemente bem. Você organiza e cria cadernos, permite exportar para pdf, importar imagens, tem uma ferramenta borracha bastante inteligente e prática, você pode até mesmo configurar a espessura das linhas (caso escolha papel pautado, por exemplo). Use em conjunto com o EzPDF , Super Video , SwipePad e você transformará seu Tablet Android numa ferramenta completa para os estudos (principalmente em cursos do tipo  EAD). É o aplicativo pago da minha lista de hoje, ele custa um pouco mais que um caderno universitário, mas  vale cada centavo. Sugiro que você primeiro teste a versão grátis. Ela é completa em funcionalidades, a limitação consiste em permitir a criação de apenas 2 cadernos e com no máximo 8 folhas em cada.

Link para o LectureNotes ( versão para avaliação) na Google Play

Link para o LectureNotes na Google Play

E assim encerramos a lista de recomendações deste mês , caso queira conferir a primeira lista, clique aqui. Se gostou , não gostou ou mesmo tem sua própria lista de aplicativos para Tablet Android e está a fim de compartilhar conosco, os comentários estão aí pra isso. Forte abraço e inté a próxima!

Termos Procurados:

    como assistir video aula no tablet,programas tablet android,aplicativo caderno para tablet,melhores programas para tablet,como assistir video aulas no tablet,como fazer paraabrir videos aula unopar no tablet,como assistir:aulas:no:tablet

Humberto R.

Engenheiro, concurseiro, e feliz proprietário de um Galaxy Note 10.1 e também de um Asus Transformer TF101.