Asus apresenta tablet quadcore por menos de 130 dólares para os mercados emergentes.

Nessa Computex de 2013 a ASUS pegou pesado em tablets.  A empresa é conhecida por conjugar hardware de ponta com  uma política de preços bastante agressiva. Nesse sentido ela acaba de anunciar o tablet Android Asus Memo Pad HD 7, um tablet de 7 polegadas com tela de alta definição e SoC de quatro núcleos por muito menos que o badalado Nexus 7.

O Nexus 7 (também fabricado pela ASUS) encerrou 2012 como o segundo tablet Android mais vendido no mundo (só perdeu pro Galaxy Tab 2 da Samsung). Tablet de 200 dólares, extremamente bem construído e com um Tegra 3 ali dentro , o sucesso foi imediato. O Memo Pad HD 7 não é o Nexus 7. O SoC também não é o Tegra 3 (Cortex-A9) , o chipset escolhido aqui segue a arquitetura de um Cortex-A7 da ARM, o que significa uma maior preocupação em entregar boa autonomia de bateria  do que propriamente desempenho.

O Memo Pad HD 7, o qual rodará o Android na versão 4.2 Jelly Bean ,  também apresenta display IPS com resolução 1280 x 800 , câmeras frontal e traseira de 1,2 e 5 megapíxels respectivamente, 1GB de memória RAM, entrada micro USB  e para cartão microSD. Quanto à capacidade de armazenamento, a ASUS disponibilizará o Memo Pad HD 7 em versões com 8GB e 16GB ao preço sugerido de 129 e 149 dólares cada um, e já anunciou o modelo de 8GB  como próprio para os mercados emergentes.

Asus MeMo Pad HD 7 em imagem via engadget.com

Asus MeMo Pad HD 7 em imagem via engadget.com

Meus dois centavos

A ASUS parece que voltou com força total para o segmento de tablets que rodam Android e o que realmente interessa: parece que voltou a apostar no Brasil como mercado para seus tablets. Ela já lançou aqui o primeiro MemoPad, um modelo significativamente mais simples ,  o  preço dele lá fora foi de 150 dólares e aqui no Brasil foi de 700 reais (hoje já pode ser encontrado por volta de 550 reais em lojas confiáveis). Pois bem, o novo MemoPad lá fora é ainda mais barato que o primeiro, ou seja, em tese, o preço de entrada dele deverá ficar abaixo dos 700 reais (em tese menos de 600 reais, mas vai saber). Agora resta saber quando será seu lançamento.

Inté!