ASUS Transformer Pad 300 lançado oficialmente no Brasil

Considerado como a evolução do primeiro Eee Pad Transformer , finalmente é lançado no Brasil o quadcore Transformer Pad 300 (ou simplesmente Transformer Pad). O modelo já vinha sendo listado em algumas lojas, mas somente recentemente a ASUS brasileira divulgou o tablet Android em seu site. Na realidade o modelo listado é o TF300TG, e este no exterior representa a versão com suporte a 3G interno.

Ainda que o Transformer Pad não seja exatamente a última palavra da ASUS em termos de desempenho e tecnologia empregada (não se iguala a linha Pad Prime e Pad Infinity) ele é muito superior ao Transformer original (tf101) em todos os aspectos e com certeza representa no Brasil o tablet Android de mais alta performance (posição até então a cargo do Samsung Galaxy Tab 7.7). A linha foi idealizada com foco na dobradinha custo – benefício, sendo todas as economias do modelo escolhidas a dedo.

O resultado foi um tablet android de 10.1 polegadas com sistema operacional Ice Cream Sandwich (já listado para receber update pro Jelly Bean nos próximos meses), 1 GB de RAM , processador Tegra 3 (SoC) e custando lá fora a partir de 370 dólares. O preço sugerido no Brasil ainda é uma incógnita, mas creio que ficará abaixo dos 1600 reais ( preço inicial do Eee Pad Transformer quando lançado no Brasil ). Vejamos no detalhe as especificações técnicas do gadget:

Transformer Pad 300

ASUS Transformer Pad TF300TG
Tela 10,1 polegadas, 1280 x 800 , 16:10 (150 píxels por polegada), IPS (sem Gorilla Glass)
Espessura 9,9 mm (base inferior)
Peso 635 g
Processador (SoC)
NVIDIA Tegra 3 (Quadcore) a 1,2GHz
Memória RAM
1GB DDR3
Sistema Operacional
Android 4.03 (Ice Cream Sandwich) (update para Jelly Bean já confirmado)
Conectividade WiFi, 3G, Bluetooth, GPS, DLNA
Interfaces Fone de ouvido, slot para cartão SIM, suporte para cartão microSD , micro HDMI e conector proprietário de 40 pinos
Câmera Frontal 1,2MP e traseira 8 MP
Armazenamento 16GB e 32GB
Bateria 22Wh Li-polímero  – 9,5 horas horas de uso (pelo fabricante)
Preço sugerido
não divulgado

E não esqueça, Transformer não é Transformer se não tiver o seu mais tradicional acessório: o teclado multiuso com bateria adicional. Com ele você melhora a interface do conjunto com um slot USB host e entrada para cartão SD, tem até 15 horas de bateria total e tem a possibilidade de mitigar uma das maiores fraquezas dos tablets, a criação de conteúdo por meio de digitação. E como o acessório é  adicionado e removido com muita facilidade, você tem sempre o melhor dos dois mundos.

A ASUS também meteu dedo no software, trazendo junto com o ICS algumas implementações interessantes, como o aplicativo Supernote ( uma solução muito eficiente para o uso do tablet em sala de aula), suporte nativo para backup e o que mais gosto: possibilidade de travar a barra de notificações.

Mais detalhes no site oficial

Meus dois centavos

A ASUS conseguiu algo raro, juntou baixo custo com alta performance, mas como falamos de Brasil, talvez esse baixo custo não fique assim tão baixo por aqui, principalmente se não for ofertado no mercado nacional a versão com apenas wifi. Outro diferencial é a política de atualizações da ASUS, o que quase sempre significa a adição de novas funcionalidades e atualização do sistema a cada 30-40 dias.  E pra terminar, como esta linha não vem com Gorilla Glass, sugiro fortemente que se invista numa película protetora.

Termos Procurados:

    asus transformer pad tf300tg,asus transformer pad tf300tg preço,tf300tg,tf300tg preço,comprar asus transformer pad tf300tg,ASUS Transformer Pad TF300TG brasil,asus transformer pad tf300tg comprar