Como ajustar a sensibilidade da S Pen no Galaxy Note 10.1

O tablet Galaxy Note 10.1 foi lançado ano passado pela Samsung e um dos seus principais diferenciais reside na utilização em conjunto com a caneta S Pen.  Com ela você pode literalmente transformar o tablet num caderno ou mesmo  numa mesa digitalizadora, o que aumenta incrivelmente a gama de utilizações de um tablet. Porém , manusear e escrever com a caneta na tela do tablet exige uma certa adaptação por parte do usuário, e se a sua dificuldade com a S Pen está na sensibilidade da caneta à tela, saiba que ela pode ser ajustada, tanto para mais quanto para menos.

Apesar do procedimento ser bastante simples, ele tem sim algum risco, pois você terá de remover a cobertura de plástico situada sobre o botão da caneta e girar um dos parafusos que ali está (o potenciômetro). Volto a dizer , o processo é simples e fácil, mas você faz por sua conta e risco. Você poderá executar todo o procedimento com um estilete, mas se você tiver uma chave de fenda pequena o suficiente para  girar o parafuso, melhor.

Passo 1: Removendo o botão

Essa é a etapa que tive (e tenho) mais medo, mas basta colocar uma pontinha do estilete na fresta lateral do botão e fazer um movimento de alavanca. Fica mais fácil se você fizer isso na região mais afastada da ponta da caneta. O pino que prende o botão na caneta fica na posição do botão mais próxima da ponta da caneta. Então fazendo a alavanca mais afastado dali você removerá o botão sem que ele salte tão longe. A segunda vez que removi o botão eu quase lancei ele no meu olho.

Caneta S Pen

Passo 2: Ajustando a sensibilidade da caneta

Com a caneta na posição em que está na figura, aumenta-se a sensibilidade da caneta girando o potenciômetro (botão marcado na figura) no sentido anti-horário. Girar usando o estilete é tarefa de muita paciência. Esteja preparado para ficar alguns bons minutos tentando (com mais cuidado do que força evidentemente).  Girando pouquíssimos graus você já percebe a diferença. Caso se queira diminuir a sensibilidade da caneta, basta girar no sentido oposto, no caso, o sentido horário.

Como eu percebo a sensibilidade da caneta ao toque?

Uma forma fácil de aferir isso é através de um app de desenho ou escrita à mão livre. Eu uso o Lecture Notes já que é disparadamente o aplicativo que mais uso, mas o S Note, por exemplo, também serviria bem a esse propósito. Você executa o app e tenta rabiscar depositando na caneta o mínimo de pressão possível na tela. No meu caso, para rabiscar eu tinha de pressionar mais do que eu gostaria. Talvez  se a minha utilização fosse algo mais casual eu não tivesse maiores problemas, mas o uso prolongado (e aqui me refiro a algumas horas de uso contínuo), teria algum prejuízo. No meu caso, eu precisava aumentar a sensibilidade da caneta.

Por outro lado, o excesso de sensibilidade da caneta pode levar ao que chamo de  “rabiscos fantasmas”, que é quando a caneta passa a rabiscar quando sua ponta estiver  próximo da tela ( ou seja, sem tocar na tela).

Passo 3: Recolocando o botão

Passo muito simples. Basta encaixar o pino do botão na caneta e depois o resto do botão, como se faz na maioria dos controles remotos, por exemplo. E agora é só curtir pra valer tudo o que seu Galaxy Note 10.1 tem a oferecer.

Inté a próxima!

Termos Procurados:

    como configurar para note 5 ler um livro,galáxias note 3 configurar caneta,meu tablet samsung esta com dificuldade de girar a tela,tablet fica maluco com s pen