Conheça a S Pen que vem com borracha!

A caneta S Pen que vem acoplada ao Galaxy Note 10.1 não é a única a funcionar com ele. Na realidade a Samsung em parceria com a Wacom desenvolveu outros 2 tipos de caneta S Pen: A S Pen com borracha e a S Pen Bamboo Wacom Feel. E a S Pen com borracha é exatamente o que você confere agora no artigo de hoje.

A S Pen tradicional é muito boa: identifica trocentos níveis de pressão e é tão precisa quanto uma caneta Bic de ponta fina. É bastante leve e possui design um pouco achatado exatamente para possibilitar o encaixe no tablet sem que isso implicasse em um tablet mais espesso ou significativamente mais pesado.

A S Pen com borracha (também conhecida pelo código ETS200EBEGSTD) , por outro lado, é muito mais arredondada, visivelmente muito mais parecida com uma caneta ou lapiseira. Na mão a minha sensação é a de estar segurando uma Bic mais leve e muito mais confortável de usar que a S Pen convencional.

Outra diferença no design fica por conta do botão. A localização é a mesma, mas é muito mais fácil de acioná-lo na S Pen com borracha que na S Pen convencional, talvez fácil até demais, pois no meu caso perdi a conta de quantas vezes acabei acionando o botão acidentalmente. Levei alguns dias para me acostumar.
image

Mas evidentemente o principal atrativo da caneta é a sua função “borracha”, a qual é ativada quando a traseira da caneta toca na tela, o que, além de ser super prático, aumenta ainda mais a impressão de se estar usando uma lapiseira.

Aplicativos compatíveis

Assim como ocorre com o botão, a borracha também exige que o desenvolvedor do app suporte o recurso, e infelizmente quem se preocupa com isso ainda é minoria. Mas a boa notícia é que os melhores apps para desenho e para transformar o tablet em caderno aproveitam o recurso. Segue a lista de aplicativos que testei e o resultado do teste:

Aplicativos de caderno
Note Anytime : não aproveita borracha
My Notes HD: não aproveita borracha
Papyrus: aproveita borracha
Lecture Notes: aproveita borracha
S Note: aproveita borracha

Aplicativos de desenho:
Sketchbook Pró: aproveita borracha
PS Touch: aproveita borracha
Scribmaster: não aproveita borracha
Artflow: aproveita borracha

Aplicativos Office
kingsoft Office : não aproveita borracha
Polaris Office: aproveita borracha
Office Suite Pro : não aproveita borracha

Essa caneta também vem com pontas sobressalentes?

Sim! Junto com a S Pen com borracha você recebe 5 pontas adicionais e a ferramenta para fazer a troca da ponta.

A caneta também encaixa no tablet?

Não, a S Pen com borracha, como menciono no começo do artigo, não tem o design da caneta embarcada no Note 10.1 e por isso não há como encaixá-la naquele slot do tablet.

Ela parece só funcionar quando removo do tablet a caneta que veio com o Note 10.1, é isso mesmo?

Não necessariamente. Isso está ocorrendo por conta da configuração de economia de bateria envolvendo a não detecção da S Pen estar habilitada. Certifique-se que esta função está desabilitada indo em Configurações – S Pen – Economia de bateria.

Vale o investimento?

Comprando no Brasil a caneta sai em torno de 100 reais, e mesmo por esse preço eu acho que vale a pena. Explico: quem usa muito a caneta (o meu caso, por exemplo) entendo que deveria ter uma de reserva. A S Pen convencional custa por aqui em torno de 90 reais, logo, adquirir a versão com borracha (e que é mais confortável de usar) implicaria na realidade investir um adicional de 10 a 15 reais.

Inté a próxima!


 

Termos Procurados:

    ponteiras spen note4,como carregar caneta de note 4,em quais tablet posso usar a s pen,utilizando tablet s pen,botãozinho de borracha,CANETA SPEN,caneta stylus samsung s pen para tablet galaxy