Crie excelentes Flashcards com a dobradinha Ankidroid e Galaxy Note

Flashcards são ótimas ferramentas de estudo, mas com o tempo passam a ocupar bastante espaço, são um pouco trabalhosos de serem feitos e seu gerenciamento manual nem sempre é dos melhores. Pelo menos era assim que costumava ser antes de inventarem o Ankidroid e os tablets da linha Galaxy Note.

Ok, mas o que é essa parada de flashcards afinal?

Flashcards são cartões em que numa face há uma pergunta (ou algo equivalente a uma pergunta) e na outra a resposta dela. A ideia é que o aluno leia a pergunta, responda mentalmente e depois confira se acertou olhando a resposta  na outra face do cartão. Caso o aluno acerte a questão ele coloca o cartão numa pilha, caso tenha errado coloca em outra. É especialmente útil quando o objetivo for memorização. Dessa forma costuma ser bastante eficiente em estudos envolvendo direito, medicina ou mesmo o aprendizado de outro idioma.

Qual o papel do Ankidroid nisso?

Com o Ankidroid criamos os flashcards dos mais variados tipos ( em texto, a partir de imagens ou mesmo em áudio) e os organizamos em “decks”. Na hora de estudar basta selecionar um deck que o app faz o resto. Ou seja, o app apresenta um cartão, o usuário lê a pergunta, responde mentalmente , vira o cartão para aferir se acertou ou não e já informa se achou fácil, difícil, muito fácil, muito difícil…

Esse pequeno procedimento já é suficiente para que o aplicativo faça todo o gerenciamento dos cartões. Com esses dados o app define quando que um cartão será novamente apresentado. Quanto mais difícil for um cartão, maior a frequência com que ele será apresentado ao usuário. O app também sugere metas diárias para estudo dos cartões, apresenta gráficos com o desempenho do usuário e tudo isso é totalmente configurável.

Outro recurso que considero extremamente útil do Ankidroid é que ele permite salvar os decks criados online. Ou seja, com um toque você pode sincronizar os cartões no seu dispositivo, e com isso poderá estudar usando tablet, smartphone ou mesmo no PC.

Guia de sobrevivência

O aplicativo para Android é mais voltado para a utilização dos cartões do que para a sua criação, e apresenta um rol de configurações um pouco confuso. A minha idéia com esse guia é compartilhar a forma com que eu uso o Ankidroid para criar os cartões e estudá-los. Ao final desse guia você estará apto a:

• Iniciar uma revisão
• Criar decks convencionais
• Criar decks para estudo personalizado
• Organizar os decks em decks e subdecks
• Criar cartões do tipo “basic”
• Adicionar tags nos cartões (marcadores)

Primeiro uma breve apresentação da interface

image

Obs.: Qualé desses números coloridos ali no deck?

Ah, você se refere a isso aqui:
image

Os números indicam os cartões devidos segundo a sua cota de estudos. O número em azul representa o número de cartões novos no deck, em vermelho é o número de cartões em que você não conseguiu responder corretamente, e em verde são os cartões que você já estudou antes sem problemas e que serão revisados na próxima sessão de revisão. Tudo entendido? Então comecemos!

Iniciando uma Revisão

Para iniciar os estudos com o Ankidroid é muito fácil, basta selecionar o deck que se pretende revisar e tocar em “Começar Revisão”.

Como criar um Deck convencional

Os decks são os baralhos contendo os flashcards. Para criá-los, toque em Menu e escolha “Novo deck”. Dê-lhe um nome e toque em “criar” .

Organizando em decks e subdecks

Um estudo de qualidade exige um pouco de organização, e se fazendo valer dos subdecks é exatamente isso que você ganha. Com um exemplo ficará fácil entender esse ganho. Digamos que eu pretenda estudar em Direito Constitucional os assuntos “Processo legislativo” e “Funções Essenciais à Justiça” . Nesse caso, crio o deck “Direito Constitucional” e os subdecks “Processo legislativo” e “Funções Essenciais à Justiça”. Dessa forma, posso estudar Direito Constitucional como um todo ou apenas um assunto específico dentro dele.

Como criar Subdecks

O processo de criação dos subdecks é idêntico ao de criação dos decks, o vínculo hierárquico entre um e outro você confere ao nomeá-lo, colocando o prefixonome do deck::” antes do nome do subdeck. Ou seja, no nosso exemplo ali envolvendo os assuntos “Funções Essenciais à Justiça” e “Processo Legislativo” , teriam no campo do nome “Direito Constitucional::Funções Essenciais à Justiça” e “Direito Constitucional::Processo Legislativo“. Na figura abaixo você confere como fica a organização dos decks dessa forma.

image

Como criar os flashcards

Para criar uma carta, primeiro toque no deck no qual você pretende adicioná-la e depois no botão “+” do menu superior.
image

Sugiro que imediatamente você toque em “note type” e selecione “basic”.
Você cria a frente do cartão tocando em “front” as costas do cartão tocando em “back”. Se você estiver usando a versão com suporte a imagens (essa aqui), ao tocar em “front” (ou”back”) verá essa imagem aqui:

image

Agora basta escolher o formato de flashcard que você pretende criar (texto digitado, imagens ou áudio) e tocar no ícone correspondente. No meu caso eu clico no ícone de imagem, já que crio meus flashcards a partir dos meus cadernos do Lecture Notes. Para finalizar a edição, clique no ícone “✓” . Após criar a frente e as costas do seu cartão, basta tocar em “salvar”.

Como adicionar tags (marcadores) nas cartas.

A vantagem em se utilizar tags reside na possibilidade de se filtrar os cartões por elas e dessa forma criar novos decks dinâmicos ainda mais personalizados. Infelizmente no Ankidroid a adição de marcadores não pode ser feita no momento em que se criam os cartões, apenas durante a revisão. Dessa forma, o procedimento para adição das tags é o seguinte:
1- Crie o cartão
2- Toque em “Começar revisão”
3- Toque no botão de menu e escolha “editar cartão” . Você verá uma imagem parecida com essa:

image

4- Toque em tags, selecione uma das tags disponíveis ou crie uma digitando no campo apropriado. Caso crie uma tag, você a adiciona  tocando no  marcado na figura abaixo, e em seguida toque em selecione (lembrando que você pode adicionar mais de uma tag nos cartões):

image

5- Após tocar no “selecione”, você voltará para a tela anterior. Toque em “Salvar”:

image

Criando Decks Dinâmicos

Decks dinâmicos são decks criados a partir de outros decks ou a partir de tags. Também representam a forma mais prática (na minha ótica, evidentemente) de se estudar além da cota ou desconsiderando o algoritmo de espaçamento de estudo definidos pelo Ankidroid.

- Deck dinâmico a partir de outro deck
Para criá-los a partir de um deck , a forma mais prática é tocar no deck e em seguida tocar no botão filtro / cursinho, como mostra a figura abaixo.

image

- Deck dinâmico a partir de tags

Está lembrado daquelas cartas em que você adicionou marcadores? Pois é, você poderá criar um deck dinâmico a partir delas. Para isso, vá em menu e selecione “criar novo deck dinâmico“. Serão mostradas as opções de “Preferências de Deck”, selecione “pesquisa” e use a sintaxe tag:nomedatag.

Personalização avançada

Caso queira, você poderá adicionar nesse filtro de pesquisa uma série de operadores a serem utilizados tanto em  marcadores quanto em decks e com isso criar decks dinâmicos bastante complexos.

• Exemplos

1) Filtrar cartões que possuam a tag “MP”: tag:MP

2) Filtrar cartões que estejam no deck “Direito Constitucional”: deck :”Direito Constitucional”

3) Filtrar cartões que não possuam a tag “MP”: -tag:MP

4) Filtrar cartões do deck Direito Constitucional e que possuam a tag “MP”: deck:”direito constitucional” tag:MP

5) Filtrar cartões que possuam ao mesmo tempo as tags “MP” e “Direito”: tag:MP tag:Direito

6) Filtrar cartões que possuam a tag “MP” ou a tag “Direito”: tag:MP or tag:Direito

E como o Galaxy Note ajuda nessa história?

Os flashcards precisam ser criados, e usando um tablet convencional acaba não sendo tão prático, principalmente para quem usa material em texto não digitado (tipicamente o caso de quem usa tablet como caderno).

Graças ao Easy Clip dos tablets da linha Galaxy Note, criar flashcards no Ankidroid é moleza. O Easy Clip é o recurso do Galaxy Note para recortar uma área da tela e salvá-la como um screenshot (a imagem será salva no álbum “Screenshots” da Galeria).

image

Como o álbum “Screenshots” lista por padrão o conteúdo do mais recente ao mais antigo, para criar os meus flashcards eu primeiro faço 2 capturas com o Easy Clip (primeiro a resposta e depois a pegunta), mudo para o Ankidroid ( uso a versão beta, pois na versão oficial ainda não há suporte para inserção de imagens no app) e crio o cartão adicionando as imagens para a pergunta e para a resposta.

Dicas avançadas

Crie uma conta no Ankiweb e tenha seus decks sempre com você
Com uma conta no Ankiweb você poderá manter seus decks online e com isso conseguirá facilmente utilizá-los em todos os seus dispositivos (smartphones, PCs…) . Uma vez criada a conta, basta tocar no botão de sincronização ali no menu superior para atualizar todos os seus decks.

Use a versão beta do Ankidroid
A versão atualmente na Google Play não permite a criação de cartas utilizando imagens. Para ter acesso a essa e outras funcionalidades sugiro a versão beta do app, a qual você encontra aqui.

Habilite o multitela no Ankidroid
Para tornar o procedimento de criação dos cartões ainda mais prático, sugiro que se coloque no Ankidroid o recurso de multitela. Você vai precisar de acesso root e do aplicativo Multi Window Manager. Neste artigo aqui eu falo sobre isso: Adicione o recurso Multi Tela a praticamente todos os apps do seu Galaxy Note 10.1

Use o S Note para escrever as perguntas
Geralmente só temos as respostas , por isso escreva a pergunta no mini app do S Note e chame-o usando seu atalho (botão da caneta pressionado durante toque duplo na tela).

Como estudar além da cota
Como já mencionado no artigo, o gerenciamento dos cartões é feito pelo app, ele informa quantos cartões daquele deck você tem de estudar e quais. Quando você atinge a cota diária de um deck, o aplicativo não irá lhe apresentar mais nenhuma carta dele. A forma mais prática que encontrei para revisar um deck tantas vezes quanto eu achar melhor foi selecionando o deck que pretendo revisar e tocando em cursinho / filtro. Esse é aquele procedimento para criar decks dinâmicos. Sempre que você quiser estudar um deck dinâmico sem os algoritmos do Ankidoid, basta selecionar a opção reconstruir mostrada na figura abaixo e depois “Começar Revisão“:

image

E era isso, pessoal. Agora é só criar os flashcards e estudar!

Links:

Ankidroid Beta (2.1.4) (recomendado)

Download

Ankidroid (Google Play)


Inté!

Termos Procurados:

    akidroid editar,ankidroid,ankidroid cards,como adicionar flash cards no ankidroid,como adicionar novos cartões no ankidroid,como criar baralhos no ankidroid,Como editar cartões ankidroid