Galaxy Tab 2 7 polegadas ou Galaxy Tab Plus?

Seguindo o que se esperava da sul-coreana,  a linha Galaxy Tab 2  chega oficialmente ao Brasil. São modelos originariamente planejados para terem  foco no preço. Desta forma , ainda que apresentem muito bom desempenho e experiência de uso, não contam com o que há de mais moderno em termos de hardware, não sendo superiores nem mesmo se comparados com alguns modelos já lançados pela empresa, como o Galaxy Tab Plus, por exemplo. Baseado nisso, a ideia deste artigo é exatamente analisar se vale a pena ou não investir no Galaxy tab 2 de 7 polegadas ou se seria mais vantajoso adquirir o já lançado Galaxy Tab Plus.

O Samsung Galaxy Tab 2 7 polegadas não é de forma alguma um mau tablet. A Samsung basicamente fez algumas economias nas câmeras ( e convenhamos que câmeras não agregam tanto valor assim à experiência de uso nos tablets, são recursos melhor aproveitados em smartphones) e também no SoC (TI OMAP 4430) , e aqui sim temos uma diferença significativa. O Galaxy Tab Plus sai de fábrica com o Exynos , um dos melhores SoCs da atualidade (senão o melhor) , o qual está presente nos modelos de maior performance da empresa, o que é o caso do Galaxy tab 7.7″ , Galaxy Note 5.3″ e inclusive estará no tão aguardado Galaxy Note 10.1. Ser melhor aqui implica uma maior capacidade para desempenhar as mesmas tarefas num menor tempo e consumindo menos bateria.

E é exatamente isso que ocorre com o Galaxy Tab Plus com relação ao Galaxy Tab 2 de 7 polegadas. Ambos possuem baterias de  mesma capacidade (4000 mAh), mas nos testes realizados pelo Engadget.com o tab Plus apresentou um ganho de aproximadamente 30 minutos.

Samsung Galaxy Tab 2 7" vs Galaxy Tab Plus

Isso significa que o tablet Samsung Galaxy Tab 2 de 7 polegadas  não apresenta nenhuma vantagem com relação ao Galaxy tab Plus?

Apresenta sim. O Tab 2 de 7 polegadas sai de fábrica com a última versão do Android , o Ice Cream Sandwich e esta é uma versão muito mais eficiente que a Honeycomb, o que se traduz numa resposta muito mais rápida e  suave nas transições da Homescreen , um melhor desempenho com o tablet no modo retrato , além de algumas novas funcionalidades bem interessantes, como a organização de apps em pastas e o gerenciamento de aplicativos recentes. Dito isso, saiba que a  Samsung planeja atualizar o Galaxy tab Plus para o ICS, e acho muito provável que ocorra ainda em 2012.

Uma vantagem que ele deveria apresentar ( e que não apresenta)  é no preço. O Samsung Galaxy Tab 2 de 7 polegadas foi planejado com preço sugerido de 250 dólares para o modelo de 8 GB e menos de 300 para o modelo de 16GB. O Galaxy Tab Plus com 16 GB  hoje custa em torno de 350 dólares. Ou seja, o Galaxy Tab 2 de 7 polegadas deveria ser no mínimo 50 dólares (o que dá perto de 100 reais pelo câmbio atual) mais barato que o Galaxy Tab Plus no Brasil. E na prática isso não está acontecendo, pelo contrário, o Galaxy Tab Plus está com um preço médio ainda mais atraente que o Tab 2 de 7″.

Quer dizer então que não  vale a pena comprar o Galaxy Tab 2 de 7 polegadas hoje?

Como a única vantagem reside no fato dele contar com Ice Cream Sandwich, no meu modo de ver ainda não vale a pena comprá-lo hoje. Sugiro que se invista na aquisição do Galaxy Tab Plus enquanto o varejo não precificar o Galaxy Tab 2  7″ de acordo.

[Atualização  , o update para o ICS já saiu para o Tab Plus ( wifi e 3G + wifi). A vantagem potencial que o Tab 2 de 7 polegadas teria , portanto, reside no fato de ter sido melhor testado com ICS. Sempre que um tablet recebe update ele poderá apresentar algum bug em alguma coisa. Nesse sentido, não é tão raro o Tab Plus pós-ICS apresentar dificuldades em se conectar na rede Wifi.]

Aproveitando, tanto o Galaxy Tab 2 quanto o Tab Plus estão listados para receber o Jelly Bean (A versão mais recente do Android), o que mostra que estes tablets se manterão atuais ainda por um bom tempo.

Forte abraço e inté a próxima!

Termos Procurados:

    galaxy tab 2 7 0,galaxy tab 2 7,galaxy tab 2 plus,samsung galaxy tab 2 7 0,Tablet Samsung Galaxy Tab 2,galaxy tab plus vs galaxy tab 2,galaxy tab vs galaxy tab 2

Humberto R.

Engenheiro, concurseiro, e feliz proprietário de um Galaxy Note 10.1 e também de um Asus Transformer TF101.