Google Nexus 7 – análise , especificações e vídeos

Acabou o mistério e o mais surpreendente é que praticamente todos os dados apurados e especulados se confirmaram. O Google lança seu tablet de 7 polegadas com chip Tegra 3, a ASUS é quem foi a encarregada de manufaturá-lo e até mesmo o preço e o sistema operacional (Jelly Bean) se confirmaram.

O tablet é claramente uma resposta ao Kindle Fire da Amazon, mesmo preço sugerido, mesmo tamanho e inclusive aposta o lucro totalmente na aquisição de produtos via loja virtual ( no caso a Google Play Store), já que o Google faz questão de divulgar que o preço sugerido do tablet é exatamente o preço de custo, sem margem de lucro alguma.

O Nexus 7 poderia facilmente ser chamado de Google Play Tablet, tamanho o foco do Google em integrar de forma orgânica a sua loja no conceito do Nexus 7. E não se esqueça, a Google Play deixou faz algum tempo de ser apenas uma loja de aplicativos (na realidade quem era assim era o Android Market ). A Google Play oferta aplicativos, revistas , músicas, séries e filmes via streaming, sendo uma solução completa de entretenimento. Claro, aqui no Brasil a Google Play ainda se resume a loja de aplicativos, mas a tendência é que um dia isso mude ( quem sabe até mesmo o Nexus 7 seja o agente capaz de mudar isso). Aliás, saiba que junto com o Nexus 7 você ainda recebe um crédito de 25 dólares pra usar como quiser na Google Play.

Nexus 7

O Nexus 7 além de sair de fábrica com o Jelly Bean, tem como browser nativo a versão definitiva do Chrome, o qual está muito melhor do que a sua versão beta vinha prometendo. Mas claro, você tem várias opções de browsers na Play Store.

Sem mais delongas, vamos direto ao quadro com as especificações técnicas:

Nexus 7
Tela 7 polegadas 1280 x800 , formato 16:10, IPS, Gorilla Glass
Espessura 10,4mm
Peso 340 g
Processador (SoC)
NVIDIA Tegra 3 a 1,3GHz
Memória RAM
1 GB
Sistema Operacional
Android 4.1 (Jelly Bean)
Conectividade WiFi, bluetooth,  GPS, (DLNA?)
Interfaces USB 2.0 (micro) ,  fone de ouvido
Câmera 1 (frontal de 1,2MP )
Armazenamento 8GB e 16GB
Bateria 4325 mAh – entre 8 e 9 horas de uso
Preço sugerido
199 dólares (8GB) e 249 dólares (16GB)

Benchmarks

Não sou muito adepto de benchmarks já que não é muito incomum o resultado não refletir diretamente em experiência de uso, mas dito isso, os primeiros resultados do Nexus 7 são muito animadores, ele chega a superar em alguns quesitos até mesmo tablets de altíssimo desempenho, como o Galaxy Tab 7.7 e o recém lançado Transformer Pad Infinity. Claro que muito disso tem a ver com as diferentes versões dos sistemas operacionais, de qualquer sorte segue o quadro (via Engadget.com):

Nexus 7 benchmarks

Meus dois Centavos

Hardware sensacional e por um preço imbatível. Mesmo com ausências importantes como cartão de memória e saída HDMI, tem tudo para ser um tablet nota 10. O Jelly Bean embarcado tem como um dos pilares o que o Google chama de “Project Butter” , que corresponde ao conjunto de ações que a empresa vem tomando pra tornar a interface com usuário a melhor possível no que diz respeito a transições de tela, rotações , rolagem de browser, zoom, suavidade, fluidez e continuidade, é a política de engasgo zero.

Como ressalvas eu aponto as já mencionadas ausências na interface e a própria interface de usuário do Jelly Bean. Eu não gostei muito, achei que ficou com cara de smartphone, mas sei lá, no fundo é uma grande bobagem da minha parte. São ressalvas de baixíssima relevância.

E finalizo com alguns vídeos que mostram nosso amigo em ação, infelizmente são todos em inglês, mas acho que a imagem já demonstrará satisfatoriamente o que o Nexus 7 trará para nós:

Resenha do CNet.com

Impressões do pessoal do technobuffalo.com:

Apresentação completa do Nexus 7 na Google I/O 2012

Termos Procurados:

    nexus 7 especificacoes,especificacoes nexus 7,nexus 7 analise,analise nexus 7,nexus 7 preço,google nexus 7 preço,análise google nexus 7

Humberto R.

Engenheiro, concurseiro, e feliz proprietário de um Galaxy Note 10.1 e também de um Asus Transformer TF101.