iPad Mini vs Nexus 7

E a Apple realmente lançou a tão aguardada versão menor do tablet campeão absoluto de vendas. Com 7,9 polegadas e o mesmo SoC do iPad de 2011, a empresa de Cupertino espera ter o mesmo sucesso no segmento de tablets de maior mobilidade   que tem  na categoria do iPad tradicional.  Nesse segmento o Android tem como maior representante o Nexus 7, será o iPad Mini tão melhor que o Nexus 7 quanto a Apple afirma ser?

 

Como sempre a Apple revela apenas algumas especificações técnicas de seus tablets, o que inclui o display de 7,9 polegadas  de resolução 1024 x 768 (4:3) , SoC A5 (mesmo do iPad 2) , câmeras frontal e traseira (1,2 MP e 5 MP respectivamente) e pesando incrivelmente apenas 308 gramas. Tudo isso por 329 dólares no modelo mais simples.

 

Por sua vez, o Nexus 7 sai de fábrica com display de 7 polegadas  com resolução de 1280 x 800 (16:10) , SoC Tegra 3, câmera frontal de 1,2 MP e, pesando 340 gramas. A versão de 16GB do Nexus 7 (hoje) é vendida a 249 dólares.

 

Analisemos alguns desses itens.

 

A5 vs Tegra 3

Os dois SoCs são praticamente equivalentes. Os indicadores de desempenho no geral apontam uma ligeira vantagem em favor do Tegra 3, mas a verdade é que o iPad sempre conseguiu extrair o máximo do seu SoC. Se há  alguma vantagem do Tegra 3, na prática só em alguns games da NVidia que  isso será percebido.

 

Display

Eu particularmente gosto mais do formato 4:3 e prefiro tablets um pouco maiores. Mas é uma questão totalmente de cunho pessoal. A Apple bateu muito na tecla do melhor aproveitamento de espaço que a tela de 4:3 combinada com 0,9 polegadas a mais do iPad Mini conferem na experiência Web frente à tela do Nexus 7. Mas o que a empresa de Cupertino esqueceu de comentar é que a densidade de píxels do Nexus 7 é significativamente maior (215 píxels por  polegada versus 162 píxels por polegada). Ou seja, o iPad Mini te dá mais tela, mas o Nexus 7 te apresenta uma imagem bem melhor resolvida.

 

Peso

É surpreendente o que a Apple fez aqui.  O iPad Mini é substancialmente maior que o Nexus 7  e mesmo assim ele consegue ser mais leve que o Nexus 7.

 

Câmeras

A câmera frontal de ambas é igual. A diferença mesmo é que o iPad Mini tem também uma câmera traseira. Ainda que eu pense que câmera em tablet seja algo que agregue pouco valor, aqui outra diferença entre os modelos.

 

Conectividade

Uma das maiores críticas ao Nexus 7 é a sua baixa conectividade ( tem apenas a entrada micro USB e para fone de ouvido) , mas perto do iPad Mini ele  consegue levar vantagem, já que a Apple mais uma vez embarca seu tablet com conector proprietário.

 

Autonomia da Bateria

Ambos prometem 10 horas de uso, mas na prática os tablets da Apple são os que mais conseguem se aproximar dessa meta.

 

iOS vs Android

A diferença aqui é totalmente de cunho pessoal. O Android sempre foi mais versátil e com foco em aplicações multitarefas, mas perdia pontos quando comparado à suavidade e à responsividade das transições de tela e animações do iOS no iPad. Com o Jelly Bean, no entanto, essas diferenças na experiência de uso diminuíram muito e hoje o Android até mesmo nesses quesitos está bastante competitivo. O que ainda pesa e muito a favor do iOS é o ecossistema montado para os tablets.

 

Preço

Nos  modelos equivalentes, o Nexus 7 sai a 249 dólares enquanto o iPad Mini a 329 dólares. Porém, o Nexus 7 pode ainda ser encontrado a 199 dólares caso se adquira a versão de apenas 8 GB.

 

 

Meus 2 centavos

Mesmo tendo sido lançado bem antes do iPad Mini, me parece que o Nexus 7 se mostra muito competitivo. As vantagens que vejo no iPad Mini são muito mais decorrentes de uma eventual preferência pessoal (tamanho da tela, sistema operacional e ecossistema) do que de recursos mais relevantes. Principalmente se levarmos  em conta que a diferença entre um e outro pode chegar a 130 dólares.

 

 

Termos Procurados:

    nexus 7 ou ipad mini,ipad mini vs nexus 7,nexus 7 vs ipad mini,nexus 7 x ipad mini,ipad mini ou nexus 7