LectureNotes – A solução definitiva para transformar seu tablet Android num caderno digital

Já pensou em utilizar seu tablet como um caderno digital para usar na faculdade ou mesmo num curso de ensino à distância? Pois é, eu já. A idéia de substituir pilhas e pilhas de folhas de fichário e ainda por cima ganhar em organização era bastante tentadora. Desde que adquiri um tablet Android de alto desempenho ( Transformer TF101) já perdi a conta de quantos apps testei nesse sentido (supernote, quill, writepad stylus, antipaper notes, testei até o Ezpdf nessa função), mas todos apresentavam alguma(s) ressalva(s). Há aproximadamente 2 meses conheci o LectureNotes e, como de costume, testei a versão gratuita do aplicativo (ela é totalmente funcional, tendo como restrição a criação de até dois cadernos contendo no máximo 8 páginas em cada um).

Não se deixe levar pela primeira impressão!

A primeira impressão não foi tão boa, pois ao testar se o app permitia orientação da página em modo retrato e paisagem, percebi que ele tem um delay enorme para fazer a rotação. Tudo bem, resolvi conferir as configurações… e foi impressionante. Tem muita coisa possível de ser configurada e ajustada.Vi que o app era mais um que oferecia uma solução para “palm rejection” ( recurso com intuito de permitir que se repouse a mão sobre a tela) e imediatamente fui testá-la, ainda que sem muita expectativa. E deu certo! Só isso já bastaria para fazer dele uma das melhores opções dentre os apps para escrita à mão , mas a verdade é que eu recém começara a testar o app! Na realidade o LectureNotes oferece diversas soluções nesse sentido, tendo inclusive suporte para active stylus ( canetas especiais, como a S-Pen) .

Lecturenotes

Funcionalidades e mais funcionalidades

Gosto de escrever em modo paisagem e ler em modo retrato. Colocando em modo paisagem a folha se ajusta à largura da tela automaticamente, o que confere um efeito de zoom natural. Achei que as linhas, mesmo em paisagem, se apresentavam pouco espaçadas pro meu gosto. Geralmente os apps de escrita te oferecem alguns padrões definidos e fui lá testar esse recurso. Mais um ponto pro LectureNotes, ele não só te oferece padrões de formatação do papel, como te permite customizá-los! Pude ajustar a espessura das linhas exatamente como eu queria.

Outro grande barato do app é a rolagem contínua das folhas. Um recurso simples mas suficiente para garantir o melhor aproveitamento do espaço disponível para escrita, além de permitir que seja visualizado um pouco do conteúdo de páginas adjacentes facilmente. As ferramentas disponíveis para a escrita em si são muito acima da média. Não se resume à escolha da espessura do traçado e borracha, a coisa aqui vai muito além! Temos ferramenta para seleção , a qual já serve para copiar, movimentar, redimensionar o conteúdo selecionado e até mesmo ferramenta para adicionar camadas, o que é especialmente interessante se você colar ou importar ali alguma figura e quiser fazer anotações sobre ela podendo editar as anotações sem comprometer a imagem, por exemplo.

Organização e controle total dos cadernos e pastas criadas

O que temos até aqui: um sistema de escrita que dispensa qualquer tipo de luva anti-estática, excelentes ferramentas para escrita, edição e a configuração total da página. Mas e quanto a criação de cadernos e a organização deles? Até nisso o LectureNotes é um show à parte! Você pode organizar o seu conteúdo em cadernos e pastas, escolher a cor de cada um deles, nomear, renomear , além de poder importar e exportar os cadernos ou mesmo pastas inteiras. Caso queira, pode inclusive reorganizar , incluir e excluir as páginas do seu caderno abrindo ele no modo “overview”.

Está a fim de visualizar um caderno do LectureNotes no seu app de pdf? Tudo bem, com um toque você cria em segundos uma versão em pdf de todo o seu caderno. Você tem um arquivo em pdf e gostaria de convertê-lo para o LectureNotes? Também pode! Numa das últimas atualizações ( ele é atualizado constantemente) o app possibilita esse tipo de recurso, bastando para isso instalar gratuitamente o pdf view (aplicativo do mesmo desenvolvedor) e selecionar no LectureNotes para que se importe pdf. E acredite, tudo isso que falei sobre o software não representa nem metade das funcionalidades dele, é realmente impressionante o que foi feito aqui.

Por isso tudo que penso não ser nenhum exagero chamar o LectureNotes de solução definitiva para transformar seu tablet Android num caderno digital. Se esse tipo de funcionalidade te parece interessante, recomendo fortemente que teste a versão gratuita do LectureNotes. Testei num dia e no outro eu já me encontrava 3 dólares e 90 centavos mais pobre.

Lembro que migrar do papel pra tela do tablet continua sendo uma tarefa desafiadora cujos obstáculos não se resumem de forma alguma ao software empregado. Sua experiência de uso irá depender também da performance do Tablet Android que você está usando, da caneta stylus capacitiva (sugiro Dagi ou Adonit Jot) e, principalmente, do seu grau de adaptação ao usar tudo isso. E como estamos falando em utilizar uma stylus, recomendo fortemente que você só use após aplicar no seu tablet um protetor de tela. E finalizo disponibilizando mais algumas fotos do aplicativo em ação.

Link para o LectureNotes ( versão para avaliação) na Google Play

Link para o LectureNotes na Google Play

Forte abraço e inté a próxima.

lecturenotes

lecturenotes

Termos Procurados:

    transforme seu tablet em um caderno,em seu caderno transforme,app para escrita com spen,galaxy note faculdade,caderno tablet app,tablets com caneta e funcao caderno,aplicativo para escrever com caneta no android