MeMo Pad HD7 ou Galaxy Tab 3 ?

Recentemente tanto a ASUS quanto a Samsung anunciaram seus mais novos integrantes na categoria de tablets de 7 polegadas: o MeMO Pad HD 7 por parte da ASUS e o Galaxy Tab 3 de 7 polegadas por parte da Samsung. Com certeza são duas ótimas opções para quem procura por tablets com essas dimensões e ,caso você esteja entre um ou outro,  olhemos mais de perto o que cada um tem e que poderá oferecer.

Comecemos pelo quadro comparativo com a especificação técnica de cada um deles:

ASUS MeMo Pad 7 HD
Samsung Galaxy Tab 3 7″
Tela 7 polegadas, 1280 x800 (215.6 píxels por polegada) , formato 16:10, IPS 7 polegadas , 1024 x 600 (169.5 píxels por polegada) , formato 16:10, TFT
Espessura 10,8mm 9,9mm
Peso 302g 302g
Processador (SoC) ARM Cortex-A7 Quadcore CPU  Marvell PXA986 a 1,2 GHz (dualcore);
GPU  Vivante GC1000 graphics ;
Memória RAM 1 GB 1 GB
Sistema Operacional Android 4.2 (Jelly Bean) Android 4.1.2 (Jelly Bean)
Conectividade WiFi, bluetooth, GPS, DLNA Wifi, bluetooth 3.0, GPS, DLNA
Interfaces MicroSD , fone de ouvido MicroSD , fone de ouvido
Câmera frontal de 1,2MP;
traseira de 5 MP;
Gravação em HD;
Sem flash;
frontal de 1,3 MP;
traseira de 3 MP;
Gravação em HD;
com Flash de LED;
Armazenamento 8GB e 16GB 8GB e 16GB
Bateria *capacidade não informada 4000 mAh
Preço sugerido 129 dólares (8GB);
149 dólares (16GB);
200 dólares (8 GB)

Algumas considerações:

Display

Caso tivessem a mesma resolução, provavelmente a tela mais bonita fosse a da Samsung. A empresa sul-coreana realmente capricha em suas telas. Outro aspecto que considero relevante também a  favor da Samsung é que o Tab 3 não precisa ocupar espaço na tela com a barra de navegação, estas funcionalidades estão presentes via botões capacitivos e botão físico (home) separados do display. Ou seja, a tela do MeMo Pad HD 7 é significativamente melhor  resolvida que a do Tab 3, mas o espaço útil na tela do Tab 3 é maior que o do tablet da ASUS.

Performance

Por enquanto é difícil saber qual dos dois SoCs consegue entregar melhor desempenho. Ainda que seja um quadcore, o  arranjo em A7 é focado no baixo consumo de bateria e a maior resolução do MeMo Pad HD 7 também exige mais do SoC para entregar a mesma experiência de uso que o Tab 3. Por outro lado, a capacidade gráfica da GPU  Vivante GC1000 (presente no Tab 3) mostrou resultados até melhores que os encontrados no Tab Plus.

Câmeras

A ASUS desde o Transformer Prime vem incluindo câmeras decentes em seus tablets. Então, mesmo que no Tab 3 a câmera traseira fosse de 5MP (como é no MeMo Pad HD 7) o MeMo Pad HD 7 com certeza continuaria tendo uma câmera melhor que a do Tab 3. Marco aqui mais um ponto a favor do MeMo Pad HD 7.

Sistema Operacional

Ambos saem de fábrica com Jelly Bean, mas o MeMo Pad HD 7 roda uma versão ainda mais recente que a do Tab 3. Vale ressaltar que ambas versões apresentam modificações no Android.

Pelo lado da ASUS as modificações são mais sutis, pelo menos na aparência.  Em termos de funcionalidades a ASUS incluiu um atalho para alguns apps proprietários  na barra de navegação (seguindo algo muito parecido com o que a Samsung e a Sony costumam fazer).

Já a Samsung apresenta no Tab 3 novamente a interface Touchwiz e também são esperadas muitas modificações no funcionamento do sistema, o que será um belo diferencial a favor do Tab 3 principalmente se incluída nele o recurso de multijanelas (capacidade do tablet apresentar a execução de 2 apps ao mesmo tempo na tela).

Updates e política de atualização

A ASUS costuma atualizar bastante seus tablets e os ciclos de atualizações não demoram tanto quanto os da Samsung. Para terem uma ideia, a Samsung vem atualizando o Galaxy Note 10.1 (versão apenas com wifi) para o Jelly Bean desde dezembro de 2012. Estamos em junho e o modelo do Brasil ainda não foi contemplado.

Reparos e assistência técnica

A Samsung possui uma cobertura muito mais ampla que a ASUS no Brasil. Dessa forma, caso infelizmente você precise mandar seu tablet para o conserto e ele for o MeMo Pad HD 7, você não escapará de ter de enviá-lo pelo correio para que a ASUS Brasil providencie os reparos. No caso do Tab 3 você tem chance de pode encontrar uma assistência técnica autorizada e apta a realizar o serviço por aí mesmo.

Meus dois centavos

Como já disse no início, os dois tablets representam ótimas opções dentre os modelos de entrada. Particularmente, levando tudo em consideração,   penso que a melhor opção do ponto de vista custo / benefício seja o MeMo Pad HD 7.

Fico por aqui, inté!