Multilaser Tablet PC Sky – análise e opinião

Nem bem lançou o Multilaser Diamond e agora a Multilaser apresenta o Tablet PC Sky. Para a empresa trata-se do modelo top de linha, mas o que ele oferece? Será que ele vale o investimento? Começo dizendo que foi realmente uma surpresa este lançamento ontem dia 16 de abril, mas vamos ao que interessa, a especificação técnica. O tablet PC Sky da Multilaser apresenta uma tela de 8 polegadas em formato wide  com resolução 800×480. No SoC a Multilaser resolveu não repetir o AllWinner presente no Diamond e aqui foi de Telechips a 1,2 GHz. Mas com certeza a aposta da Multilaser aqui é com relação ao suporte para o 3G integrado. Na realidade a Multilaser praticamente transformou o Tablet PC Sky num smartphone gigante, pois ele inclusive faz chamadas de voz.

No pacote você leva ainda duas câmeras (uma frontal de 0,3MP  e outra traseira de 2 MP) , 512MB de RAM DDR3, 8 GB de armazenamento interno,  interface com porta USB, HDMI e microSD.

Multilaser Tablet PC Sky

Vamos ao quadro resumo:

Multilaser Tablet PC Sky
Tela 8 polegadas, 800 x 480 , 16:9 (capacitiva)
Espessura Não informada
Peso não informado
Processador (SoC)
Telechips 1,2GHz
Memória RAM
512 MB DDR3
Sistema Operacional
Android 2.3 (Gingerbread)
Conectividade WiFi e 3G ( suporte para chamada de voz e quadriband)
Interfaces USB 2.0, HDMI, fone de ouvido e microSD
Câmera Frontal 0,3MP e traseira 2 MP
Armazenamento 8GB
Bateria 4800 mAh ( 5 V ) – 5h de uso ou 48h em standby
Preço sugerido
899 reais

 

Meus dois centavos:

É difícil olhar pro Tablet PC Sky sem levar em consideração o seu irmão um mês  mais velho, o Multilaser Diamond. Analisemos item por item:

Tela: os tablets de alto desempenho, mesmo os de maior mobilidade (entenda como sendo os tablets nessa faixa de tamanho de tela 7-9 polegadas), já estão sendo comercializados com resolução 1280×800.  Num primeiro momento pode parecer uma ressalva grande, mas não creio que seja. Para um tablet de 8 polegadas , 800×480 representa uma densidade de pixels bastante tolerável, são 116 píxels por polegada. No mais, 8 polegadas me parece um tamanho excelente pra tablet.

SoC: Aqui uma grande incógnita. A CPU do Multilaser Tablet PC Sky fica a cargo de um Telechips configurado a  1,2 GHz. O modelo anterior da Multilaser, o Multilaser Diamond, sai de fábrica com um AllWinner A10 a 1,5 GHz. Simplesmente comparar frequência de CPU não basta pra inferir qual é efetivamente o mais rápido, mas infelizmente eu suspeito que a Multilaser tenha se complicado aqui e colocado um processador mais lento no seu modelo mais recente.

Sistema Operacional: e não foi dessa vez que um tablet brasileiro efetivamente lançou um tablet com sistema operacional próprio para tablet. O Multilaser Tablet PC Sky sai de fábrica com a versão 2.3 do Android, e hoje o Android já está na versão 4 (Ice Cream sandwich). A experiência de uso do ICS pro Gingerbread é absurda. É realmente de se lamentar que em 2012 ainda se lance tablet com tecnologia de 2010.

Bateria: É o gargalo deste modelo. Já vi tablets com autonomia muito pior que esta, mas se o fabricante promete até 5 horas de uso e até 48 horas em standby, significa que você na prática terá 4 horas e alguma coisa de uso efetivo e que terá de desligar o tablet sempre que não estiver utilizando ele. Falando assim até parece óbvio, pois o natural a se pensar com dispositivos eletrônicos é desligá-los após o uso, mas isso na realidade é um dos maiores diferenciais dos tablets, eles possuem um modo de espera (standby) da ordem de semanas. Ou seja, o seu tablet está sempre a 2 segundos da utilização plena. Obviamente essa disponibilidade não existe aqui, e se você quiser utilizar seu tablet sem ter de estar com ele ligado na tomada, terá de fazer o boot no sistema operacional ( e aqui falamos de 40 segundos a 2 minutos de espera).

Interface: Muito boa. A Multilaser já vinha acertando nesse aspecto há algum tempo e é sempre bom ver  as boas práticas sendo mantidas. A alta mobilidade do modelo (8 polegadas ) combinado com uma interface rica ( porta USB, HDMI, entrada pra cartão microSD) conferem ao modelo uma bela versatilidade na capacidade de uso.

Câmeras: Sinceramente eu acho isso uma excrescência nos tablets, acho que câmera, GPS e chamada telefônica são aplicações que oferecem uma experiência de uso muito melhor quando em smartphones. De qualquer sorte aqui temos duas, mas não se deixe empolgar com a especificação técnica delas, pois câmera em tablet costuma ser uma verdadeira desgraça em termos de qualidade de imagem.

Armazenamento interno: 8GB me parece na medida certa. O armazenamento interno é basicamente para os apps. Os conteúdos em mídia você pode muito bem transportar via cartão microSD e pendrives.

Características físicas: tablet possui duas características físicas importantes e que refletem diretamente na mobilidade e ergonomia do gadget: espessura e o peso. Infelizmente não encontrei os dados precisos para elas. Com certeza o peso é superior ao do modelo Diamond ( 240 gramas) mas creio que fique abaixo dos 400 gramas.  Aqui provavelmente não tenhamos nenhuma ressalva.

Conectividade: Acho que a Multilaser comete um erro aqui, pois ela supervaloriza o 3G. Não me entendam mal, quanto mais recursos um tablet tiver, melhor. Mas a verdade é que isso praticamente encareceu o tablet em 300 reais. A diferença do Multilaser Diamond pro Multilaser Tablet PC Sky é praticamente o tamanho da tela ( 1 polegada a mais) e a presença do 3G. E essas duas diferenças fazem com que o Diamond esteja  a 510 reais no Kabum! e que o Tablet PC Sky tenha preço sugerido de 900 reais.

Meu veredicto:

Se você quiser um tablet da Multilaser, vá de Multilaser Diamond, ele é o tablet mais leve dentre todos os modelos de tablets do mundo com tela de 7 polegadas, ele promete uma autonomia superior com relação ao Tablet PC Sky, é muito provável que tenha inclusive um processador mais rápido e na prática custa 400 reais a menos.

Mas não se esqueça, por mais que eu opine aqui, nada substitui a sua experiência pessoal de uso com o tablet. Forte abraço e até a próxima!

Termos Procurados:

    tablet multilaser sky,tablet multilaser é bom,TABLET SKY MULTILASER,tablet multilaser sky 3g,multilaser sky,yhs-baixaki_br_installcore_02,tablet sky multilaser é bom

Humberto R.

Engenheiro, concurseiro, e feliz proprietário de um Galaxy Note 10.1 e também de um Asus Transformer TF101.