Procura por um teclado virtual tipo o Swype, mas de graça? Conheça o Google keyboard

A digitação por gestos é uma das formas mais eficientes de se digitar em  tablets encontradas até agora, e um dos teclados virtuais que melhor tira proveito disso é o consagrado Swype, porém ele não é gratuito, bem como seus principais concorrentes, em especial o Swiftkey flow. Ou seja, quem buscava um app decente para digitar dessa forma ou encarava versões beta (ou de avaliação) ou então tinha de tirar o escorpião do bolso. Pelo menos era assim até o lançamento do Google Keyboard!

O teclado do Google é muito fácil de usar, você pode digitar como faria em um teclado convencional ou pode-se fazer valer dos recursos para a entrada inteligente de texto. E nesse sentido as soluções apresentadas pelo Google keyboard são muito interessantes:

Escrita via gestos com visualização flutuante dinâmica

Aquele tipo de escrita consagrada pelo teclado Swype está presente aqui. Você forma as palavras deslizando com o dedo de uma letra a outra. Não há necessidade de nenhuma pausa ao se chegar na letra pretendida. Ao terminar o gesto para a formação da palavra, basta tirar o dedo da tela. E é exatamente nesse ponto que o teclado do Google apresenta um diferencial bastante útil:  a visualização flutuante dinâmica.

Gosto muito do Swype e durante meses foi o meu teclado virtual. Fazia o gesto olhando para o teclado e, ao terminar a palavra, olhava para a caixa de texto ou barra de sugestões para conferir se a palavra resultante do meu gesto era a que eu queria que aparecesse mesmo. Com esse recurso de flutuação dinâmica do teclado do Google eu faço a aferição da palavra ao mesmo tempo em que executo o gesto para digitá-la.

Google-Keyboard[1]

Digitação por Voz

Acho que nunca tentei digitar nada desse jeito, mas pra quem gosta, o recurso está presente.

• Sugestões de palavra seguinte e preenchimento de palavra atual
O preenchimento da palavra atual costuma funcionar legal, a sugestão de palavra seguinte é que eu acho que fica abaixo da de outros teclados virtuais como o Swiftkey,

Edição do dicionário do usuário e com possibilidade de adicionar atalhos.

Aqui outro ponto forte do Google Keyboard. Indo em suas configurações é possível editar o dicionário do usuário e adicionar atalhos para as palavras. Por exemplo, digitar “pgto” e receber como resultado “pagamento”.

Quer dizer que vale a pena?

Amigo, um teclado dessa qualidade e de graça com certeza vale pelo menos o teste, seja para quem já digita por gestos em teclados como Swiftkey e Swype ou mesmo para quem nunca digitou nada usando essa técnica. Particularmente gosto muito mais do Google keyboard que do teclado de gestos nativo dos tablets da Samsung, por exemplo.

Peraí! Procurei na Google Play e não achei nada, seu mentiroso e caluniador.

Calma colega, Humberto é amigo. Caso o teclado não apareça disponível para você na Google Play, você ainda assim poderá instalá-lo baixando e rodando esse apk aqui.

Links para download do Google keyboard:

Google keyboard Apk

Inté a próxima!