Sem alarde, Samsung lança o Galaxy Tab 3 no Brasil

Já pode ser encontrado no varejo nacional a terceira geração do tablet Android mais vendido no mundo: o Galaxy Tab 3 de 7 polegadas. Saiba o que esperar dele antes de adquirir um.

A linha Galaxy Tab da Samsung foi a primeira resposta da empresa sul-coreana no mercado de Tablets depois que este foi redesenhado pelo iPad em 2010. No mesmo ano nascia o primeiro Galaxy Tab, o Samsung Galaxy Tab 7. Essa primeira geração do Galaxy Tab foi ampliada em 2011, com os modelos de 10.1 e 8.9 polegadas , todos competindo no mercado de tablets de alto desempenho. A segunda geração só veio a aparecer em 2012, com o lançamento simultâneo de modelos de 7 e 10.1 polegadas e que refletiam também uma mudança estratégica para a marca: o foco no preço.

Essa aposta em tablets de baixo custo e desempenho mediano se repete em 2013 com o Galaxy Tab 3, dessa vez representado por tablets de 7 ,8 e 10 polegadas. Apesar de todos terem sido lançados lá fora ao mesmo tempo, por enquanto apenas o modelo de 7 polegadas está disponível no Brasil.

n9tq[1]

Para melhor ilustrar sua especificação técnica, apresento no quadro abaixo não só a especificação técnica do Galaxy Tab 3 de 7 polegadas, mas também a do Tab 2 de igual tamanho de tela. Vejamos o que mudou:

Samsung Galaxy Tab2 7¨ (2012)
Samsung Galaxy Tab3 7″ (2013)
Tela 7 polegadas , 1024 x 600 (169.5 píxels por polegada) , formato 16:10, TFT 7 polegadas , 1024 x 600 (169.5 píxels por polegada) , formato 16:10, TFT
Espessura 10,41mm 9,9mm
Peso 344g 302g
Processador (SoC) CPU TI OMAP 4430 1GHz (dualcore)
GPU PowerVR SGX540
CPU Marvell PXA986 a 1,2 GHz (dualcore);
GPU Vivante GC1000 graphics ;
Memória RAM 1 GB 1 GB
Sistema Operacional Android 4.1.2 (Jelly Bean) Android 4.1.2 (Jelly Bean)
Conectividade WiFi, bluetooth 3, GPS, DLNA Wifi, bluetooth 3.0, GPS, DLNA
Interfaces MicroSD , fone de ouvido MicroSD , fone de ouvido
Câmera frontal de 1,2MP;
traseira de 3 MP;
Gravação em HD;
Sem flash;
frontal de 1,3 MP;
traseira de 3 MP;
Gravação em HD;
Sem Flash;
Armazenamento 8GB e 16GB 8GB e 16GB
Bateria 4000 mAh 4000 mAh
Preço de entrada / atual 650 reais / 500 reais (8GB); 750 reais(8 GB)

Analisemos os pontos principais

Tela

Como você deve ter visto, nada mudou do Tab 2 para o Tab 3 nesse quesito. É a mesma resolução e mesma tecnologia empregada.

Performance

Apesar de não ser esse o foco do Tab 3 de 7 polegadas, há uma sensível melhora na capacidade gáfica do aparelho e também na forma de lidar com JavaScript quando comparado ao modelo anterior. Ou seja, é de se esperar um melhor desempenho em jogos bem como na experiência Web.

Câmera

Ruins, como na maioria dos tablets.

Bateria

Não há muitos relatos quanto a autonomia real da bateria do Tab 3, mas acredito que ela se mantenha compatível com a do Tab 2, o que significa  em torno de 6-7 horas de uso contínuo e 30 dias em modo de espera.

Recursos em software

O Tab 3 de 7 polegadas sai de fábrica com uma versão bastante modificada do Android 4.1.2, o que inclui o Touchwiz (a já tradicional interface com usuário ), modificações no browser nativo de internet, alguns sensores e o All Share , uma solução para compartilhamento de fotos, músicas e vídeos entre dispositivos Smart da Samsung. Se você tem uma Smart TV da Samsung, por exemplo, com apenas um toque no tablet você pode visualizar o filme que você está vendo no tablet na sua smart TV. Isso é muito mais prático que um streaming DLNA convencional.

singularidades

Uma grande mudança promovida pela Samsung foi a inclusão de botões capacitivos (exatamente como a empresa faz com seus smartphones ) e dessa forma há um ligeiro ganho de espaço útil na tela, já que não há mais a barra de navegação. O tablet está mais fino, mais leve e finalmente aboliu o conector proprietário, utilizando conector microUSB para o carregamento da bateria.

Quem são seus concorrentes no Brasil?

O Tab 3 é tablet de 200 dólares e não vale muito mais do que isso. Seus reais concorrentes no Brasil são o Galaxy  Tab 2 de 7 polegadas e o ASUS MeMo Pad.

Meus dois centavos

O Tab 3,  apesar de ser um dispositivo de entrada, provavelmente será suficiente para rodar praticamente todos os games da Google Play e oferecer uma experiência web bem acima da média. E  quem tem Smart TV da Samsung ainda poderá  contar com o streaming DLNA do AllShare.  Isso tudo, ao meu ver, faz do Tab 3 uma ótima opção para o consumo de conteúdo e entretenimento (games, leitura, web, filmes…).

Como ressalvas eu apontaria o potencial gargalo de desempenho  na memória RAM de apenas 1 GB, principalmente quando se estiver trocando de apps ou explorando recursos  multitarefas, como controle de gestos, floating apps e sidebars.

O preço médio do dispositivo (pelo menos por enquanto) gira em torno de 700 – 750 reais, o que ao meu ver está pelo menos 100 reais acima do que ele realmente vale.

Fico por aqui, até!