Sony anuncia o Xperia Tablet Z no Brasil

Durante o anúncio de seus investimentos no  Brasil, a Sony apresentou uma série de produtos a serem lançados ainda este ano por aqui, e uma das figurinhas anunciadas foi exatamente o seu tablet de maior desempenho: o Xperia Tablet Z.

Nada foi mencionado com relação a data de lançamento (não ficou claro se o Xperia Tablet Z chega já para a Copa das Confederações) ou mesmo ao preço sugerido. Com isso a tendência é que finalmente tenhamos no país os melhores tablets disponíveis hoje no mundo, já que em breve chegará por aqui também o Nexus 10.

[update] Segundo o Tecmundo, o lançamento é esperado para meados de agosto.

O Xperia Tablet Z , que aqui será vendido com suporte para redes 4G, abandonou o formato de revista dobrada que a Sony vinha adotando (vide Tablet S e Xperia Tablet S) para um extremamente fino e leve. Na realidade é um dos tablets de 10,1 polegadas mais leves que se tem notícia: 495 gramas (nesse ponto só perde para o Archos 101 G8 , o qual pesa 480 gramas).

Xperia Tablet Z

Meus dois centavos

Com 2GB de RAM , SoC  Snapdragon S4 Pro a 1,5 GHz , display com resolução 1920 X 1200 (  com tecnologia Mobile BRAVIA® Engine 2) e vindo com Android na versão 4.2 (ainda que modificada pela Sony) ,  o tablet se mostra aparentemente sem potenciais  gargalos de desempenho. Resta conferir a autonomia da bateria e  se a Qualcomm conseguiu resolver o problema que vinha tendo com javascript.

O que deverá afastar um pouco o interesse por esse dispositivo é o seu provável preço. O Xperia Tablet S ( tablet Tegra 3 da Sony) chegou no Brasil não faz muito tempo e seu preço figura na casa dos 1500 reais, o que me faz pensar que o Xperia Tablet Z terá um preço de entrada na casa dos 1800 reais para versão wifi e acima de 2 mil para a versão habilitada para o 4G. Vamos ver se acerto…