Tablet Android Archos 80 G9 Turbo – um tablet ICS de respeito!

A francesa Archos todo ano vem lançando tablet  Android no mercado e sempre buscando incluir  alguma característica diferente do habitual. O modelo 80 G9 foi lançado ano passado, o que está saindo agora é o que a Archos chama de versão Turbo, um  tablet Android de 8 polegadas que sai de fábrica rodando o Ice Cream Sandwich e  sustentado por um processador 50% mais rápido. A série G9 teve por objetivo bater de frente com os modelos Tegra 2 de tablet Android, e até que eles se saíram bem no mercado Europeu.

Mas voltemos a falar especificamente desse modelo de 8 polegadas. A tela  conta com resolução de 1024 x 768 num formato de tela 4:3 e com bom ângulo de visão. Você também pode escolher se pretende levar a versão com memória HD ou Flash. A série Flash oferece 8 GB e 16 GB de armazenamento interno. A série HD é uma aposta bastante particular da Archos, que consiste em equipar o tablet com um disco rígido tradicional. O tablet fica mais pesado, possui agora as limitações e cuidados típicas de um HD, mas em contrapartida deixa o tablet com um espaço absurdo para guardar conteúdo: 250 GB.

Tablet Android Archos 80 g9 Turbo

Como ocorre com os outros tablets da Archos, a conectividade é altíssima. O gadget tem entradas USB, mini USB, microHDMI e suporte para cartão microSD de até 32 GB. No mercado Europeu há ainda outra grande vantagem: o uso efetivo do 3G dongle fornecido pela empresa.

Outra vantagem interessante é o suporte traseiro ajustável. É realmente algo muito útil quando  o que se quer é assistir a algum vídeo ou digitar algum texto.

A bateria pode não ser excelente, mas com certeza é bem competitiva frente à autonomia encontrada nos dispositivos concorrentes (tablets de 7 polegadas): em torno de 7 horas reais de uso com wifi ligado. A título de curiosidade, o paradigma deste setor é o tablet Samsung de 7,7 polegadas e sua impressionante bateria que na prática chegou a  12 horas nos testes do Engadget.

Confira na tabela abaixo os aspectos técnicos deste tablet Android da Archos:

 

Archos 80 G9 Turbo
Tela  8 polegadas, 1024 x 768 , 4:3
Espessura  11,7 mm
Peso  465g
Processador  Dual Core  OMAP™ 4  ARM CORTEX A9 a 1,5GHz
Memória RAM
 1 GB
Sistema Operacional
 Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)
Conectividade (internet)  WiFi e 3G (Europa)
Conectividade (entradas e saídas)  USB, micro USB,  mini HDMI, microSD
Câmera  Frontal , 720P
Armazenamento  Série Flash: 8 GB/ 16 GBSérie HD: 250 GB
Bateria   Até 7 horas
Preço sugerido  Em torno de 300 dólares para o modelo mais simples

 

Meus dois centavos:

Tecnicamente eu considero um tablet Android ideal. É leve, potente, processador e bateria  decentes, roda a melhor versão Android para tablet e possui um tamanho que creio ser perfeito para o e-reading , tanto pelo aspecto 4:3 quanto pelas 8 polegadas.  Outro ponto positivo é o fato da Archos manter uma política de atualizações com seus modelos durante um bom tempo, o que, aliado a configuração do 80 G9 Turbo, deverá ser o suficiente para manter a experiência de uso alta durante um bom tempo (quem sabe anos).

A ressalva? Primeiro que aqui no Brasil só teremos como adquirir mediante importação, o que potencialmente encarece e muito o produto e segundo o preço sugerido de 300 dólares. Por mais que eu tenha gostado dos recursos presentes neste Archos, não creio que ele tenha qualquer chance contra o Google Nexus Tablet  de processador Tegra 3 e custando 100 dólares a menos.

Termos Procurados:

    archos 80 g9 turbo ics,archos 80 g9 turbo,archos 80 g9,tablet ics