Tablet Android com ICS, teclado e por menos de 150 pratas?

A novidade aqui apareceu na edição de 2012 da CeBit ,que está ocorrendo na Alemanha (termina amanhã dia 10, aliás). E sim, estamos falando de um modelo asiático: o YiTao. Eu faço sérias restrições a Tablets Android muito baratos pelo simples fato deles reproduzirem uma péssima experiência de uso. Mas é difícil não reparar no YiTao. A primeira vista ele lembra muito o ASUS Eee Pad Slider, mas aqui o teclado não é embutido no tablet, são duas peças distintas que se se conectam tanto para o uso como para o transporte. E tudo isso por 150 dólares!

Vale ressaltar que, mesmo quando combinado com o teclado, o conjunto não fica com aquele aspecto mais robusto, como acontece com laptop, por exemplo.

Vejamos um pouco dos aspectos técnicos:

O display conta  com a mesma resolução e proporções do iPad 1 e 2, ou seja, uma tela de 9,7 polegadas ( 1024 x768 ) no formato 4:3 com tecnologia IPS. Isso é um tremendo diferencial, já que a grande maioria dos Tablets Android que rodam a última versão do Android (Ice Cream Sandwich) o fazem num ecrã disposto a 16:9. Pessoalmente  eu acho a tela em 4:3  muito mais confortável para o e-reading.

No coração do aparelho temos um Rockchip (Cortex A8) a 1GHz e que parece efetivamente rodar o Android 4 sem engasgos.

A conectividade também parece bem decente, estando presentes portas mini USB , mini HDMI  e também entrada para cartão microSD.

Não foi possível apurar outros aspectos relevantes da configuração, como memória RAM,  autonomia da bateria e o peso, mas a julgar pelos outros tablets ICS de 9,7 polegadas  lançados pela  YiTao este ano, teríamos uma bateria em torno de 3500 mAH , 512 MB de RAM DDR2 num tablet de  aproximadamente 780 gramas.

Meus 2 centavos

É surpreendente que um modelo tecnicamente tão modesto consiga um desempenho aparentemente bastante satisfatório rodando a última versão do Android. Realmente não creio que ele consiga ter um bom desempenho caso seja utilizado para navegação com  muitas abas ou muitos apps rodando em paralelo.

Caso as características físicas sejam todas confirmadas, estaremos falando de um modelo mais pesado que o Acer Iconia A500 (730 g) e que provavelmente consiga ultrapassar 7 horas reais de uso com wifi ligado.

Somando isso à tela IPS na proporção de 4:3 e um teclado destacável, acho que realmente trata-se de um modelo capaz de trazer uma bela experiência de uso, tanto para o consumo como para a criação de conteúdo.