Tablet Android Nexus 10 está chegando ao Brasil

Finalmente o tablet de 10 polegadas fabricado pela Samsung , mas pertencente à  linha Nexus do Google, está chegando ao Brasil. O tablet foi homologado recentemente pela  Anatel e , ainda que não tenha como se falar em data de lançamento ou mesmo preço sugerido por aqui, a tendência é que nas próximas semanas isso venha a ocorrer. A título de comparação, o Galaxy Note de 8 polegadas recebeu o homologação da Anatel no início de abril, foi lançado no início de maio e há 10  dias aproximadamente chegou no varejo.

Com quase 300 píxels por polegada, o Nexus 10 possui a melhor tela e um dos melhores hardwares em termos de desempenho para os padrões de hoje, e ,no que tange o sistema operacional, ter um dispositivo Nexus top de linha  é garantia de figurar no pelotão de frente daqueles que receberão as  atualizações do Android. Caso queira conferir no detalhe cada aspecto do hardware desse tablet Android, confira aqui a análise que fiz dele.

Lá fora o Nexus 10 segue uma política de preços bastante agressiva, sendo vendido a 399 dólares pelo próprio Google,  mas obviamente o preço de entrada por aqui não será de 800 reais, até mesmo porque o Google aqui não deverá custear parte do preço do tablet, como faz lá fora.

n10-product-hero[1]

Meus dois centavos

Nem tudo é tão bom assim com o Nexus 10. O SoC utilizado nele (Exynos 5250 , também chamado Exynos 5 Dual) é construído segundo um cortex-A15, e essa arquitetura , apesar de entregar uma performance muito superior a tudo lançado na época (inclusive Tegra 3 e Snapdragon Pro), do ponto de vista energético  acabou deixando a desejar. A ARM rapidamente apresentou ao mercado uma solução envolvendo a mescla do A15 com A7, casando assim performance com baixo consumo e originando o que a empresa chamou de arquitetura big.LITTLE, mas isso já é outra história…

Oremos para que no Brasil a Samsung consiga o que a ASUS não conseguiu: trazer um tablet Nexus com preço compatível com produto Nexus. Como a Samsung vem conseguindo manter uma política de preços até certo ponto acessível (pelo menos é mais barato comprar no Brasil do que importar arcando com todos os impostos), creio que exista sim possibilidade para que o preço de entrada do Nexus 10 por aqui fique na casa dos 1500 reais.

Inté a próxima!