Tablet Motorola Xoom 2 – Review

A segunda versão do tablet Android da Motorola de 10,1 polegadas (  XOOM 2 , para o íntimos) finalmente chegou ao mercado brasileiro. O XOOM 2 estreou em novembro passado, mas somente nesta semana fez sua estreia em solo brasileiro. O novo XOOM é em torno de 20% mais rápido, mais fino , melhor bateria e é sensivelmente mais leve.  Na tela a resolução se manteve no tradicional formato 16:9 com resolução 1280X800, com tecnologia IPS, Gorilla Glass e com um novo revestimento que promete proteção contra respingos, o tal Splash-Guard.

A Motorola mudou por completo o seu SoC (System on Chips) , sua CPU agora fica a cargo do OMAP 4 da Texas Instruments rodando a 1,2 GHz (abandonando o Tegra 2) , e a GPU agora apresenta um desempenho  melhor na reprodução de vídeos H.264. Na prática realmente se confirmou a performance superior de 20% alegada pela empresa.

tablet motorola xoom 2

Ainda que ambos modelos  de XOOM prometam em torno de 10 horas de uso, na prática o XOOM 2 entrega uma autonomia um pouco maior que o primeiro, pelo menos foi o que revelou os testes do Engadget. No modo standby (modo de espera) o tablet segura até 30 dias. Uma pequena observação a você leitor que pretende ter um tablet, atente-se para esse detalhe quando for escolher um tablet, o tempo no modo de espera é que vai determinar se o seu tablet fica operacional em 2 segundos ou em 2 minutos.

O tablet Android da Motorola segue apresentando a mesma conectividade, inclusive com entrada para cartão microSD, o que permite ampliar a capacidade de armazenamento interno do modelo em até 32Gb. Esse detalhe é particularmente importante uma vez que a versão original do XOOM 2 (aquela lançada em novembro no exterior) não contém essa entrada.

A câmera se não empolga pelo menos melhorou. 1,3 MP frontal e 5 MP com Flash (LED) e foco automático na traseira.

O que considero ponto forte no novo tablet Motorola é seu peso e espessura. Agora ele pesa 603 gramas ( 33% mais leve que o primeiro XOOM) e com apenas 8.8 mm de espessura (10% mais fino). O e-reading agradece, Motorola.

Especificações técnicas:

Motorola XOOM 2
Tela 10,1 polegadas, 1200 x 800 , 16:9
Espessura 8,8 mm
Peso 603g
Processador Dual Core TI OMAP™ 4 ARM CORTEX A9 a 1,2GHz
Memória RAM
1 GB
Sistema Operacional
Android 3.2 (Honeycomb)
Conectividade (internet) WiFi e 3G
Conectividade (entradas e saídas)  micro USB, HDMI, microSD
Câmera Frontal 1,3MP , Traseira  5MP com LED e foco automático
Armazenamento 16GB e 32GB
Bateria 7000 mAh , até 10 horas em uso / 30 dias em standby
Preço sugerido Em torno de 1900 reais para o modelo de 32GB

 

Meus dois centavos:

Com certeza trata-se de um tablet Android melhor que o primeiro XOOM, mas numa época que em são lançados tablets de altíssima resolução , processadores quadcore e com Android 4.0, o XOOM 2 ficou um pouco pra trás, e o preço sugerido também não ajuda a deixá-lo competitivo. Alie isso à política de poucas atualizações da Motorola ( o upgrade para a versão Ice Cream Sandwich está prometido para o segundo semestre) e fica difícil recomendar este modelo, ainda que ele seja na atualidade o melhor tablet Android disponível no Brasil.

Termos Procurados:

    xoom 2 android 4