Tablet ou Notebook para a faculdade?

O período da faculdade costuma exigir bastante do aluno, tanto em sala de aula quanto  fora dela. É muita  leitura e muitos trabalhos. Quando se pergunta se o mais indicado é tablet ou notebook, creio que é no ganho com relação a esses dois momentos distintos (classe e extra-classe) que a resposta deva ser pensada. Farei isso tentando listar alguns parâmetros que considero relevantes em ambos cenários.

Uso em sala de aula

Peso: você terá de colocar o dispositivo na mochila e carregá-lo junto durante todo esse período. Tablet de alto desempenho pesa menos de 700 gramas, praticamente 1/3 do peso de um notebook.

Bateria: outro ponto forte em um tablet Android de alta performance. Aqui falamos em 7-8 horas de uso contínuo, entrando em modo total de operação em menos de 2 segundos.  Num notebook você conseguiria 5, talvez 6 horas e pra conseguir tudo isso provavelmente terá de realizar boot completo no sistema.

Volume:  tablet é menor que um caderno universitário e tem a espessura de um lápis. Ocupará um mínimo de espaço na sua pasta e, principalmente, na sua classe. O notebook irá ocupar quase toda sua classe e um volume considerável na mochila.

Dispositivo em ação:  aqui o tablet dá um show. Você pode gravar o áudio da aula, tirar fotos do quadro  (ou seja lá qual for o recurso audiovisual utilizado) , usar seu tablet Android de alta performance como se ele fosse um caderno digital , o que significa poder escrever nele exatamente como se ele fosse um caderno, o que é especialmente interessante quando se copia esquemas, diagramas e fórmulas. Poderá inclusive fazer anotações diretamente em pdfs exatamente como faria se estivesse com um polígrafo impresso, evitando assim de ter de imprimir ( e carregar na pasta os diversos polígrafos). Com laptop você fica limitado a digitar e gravar o áudio da aula.

Uso extra-classe

Aqui basicamente falamos da execução de trabalhos escritos, preparo de apresentações , leitura e estudo.

Trabalhos escritos e preparo de apresentações: ainda que os tablets possuam editores de texto ( e soluções office em geral) ,  eles apresentam aqui uma perda significativa em agilidade, principalmente se você não estiver utilizando um teclado físico com ele e se os trabalhos forem muito extensos. Notebook aqui significa uma ampla vantagem. Dito isso, saiba que este artigo aqui eu estou digitando utilizando um tablet e sem o auxílio de um teclado físico.

Leitura e estudos: ponto fortíssimo dos tablets. É incomparável a experiência de uso aqui. Com tablet você ganha  um dispositivo tão fácil e prático de ler quanto um livro ( te possibilitando inclusive rabiscar nele da mesma forma). Isso sem falar no ganho em organização, pois num único “livro” você tem reunido todos os seus cadernos e apostilas. Se pensarmos no volume de papel que cada semestre representa, a recompensa  gerada pelo tablet fica ainda mais astronômica.

Custo

Não teria como fazer uma análise de viabilidade sem levar em conta o bolso. Tablet tem de todo preço, mas aqui falamos de tablet de alta performance e para estes a coisa começa em torno de 800 reais ( uso como marco inicial o Samsung Galaxy Tab 7 Plus), mas vejo como mais recomendado o Transformer Pad Tf101 com seu respectivo mobiledock (o conjunto todo sai em torno de 1600 reais). Notebook você consegue igualmente por todo preço, e se estiveres pensando apenas em utilizá-lo com o pacote office, você provavelmente consiga um bom por menos de 1000 reais.

Para encerrar!

Lembro que decidir entre tablet ou notebook é uma questão subjetiva (a qual eu não tentei aqui decidir por ninguém). Saiba que a escolha pelo tablet exige  do usuário uma respeitável curva de aprendizagem. Curva esta que envolve a utilização do Android enquanto sistema operacional, de alguns apps e de alguns periféricos, como uma caneta stylus capacitiva (de preferência uma de alta precisão) ou mesmo um teclado físico.

Até a próxima.

Termos Procurados:

    tablet ou notebook,como digitar texto no tablet,tablet ou notebook para faculdade,Notebook ou tablet,notebook ou tablet para faculdade,Tablet ou notebook?,dá para digitar textos no tablet

Humberto R.

Engenheiro, concurseiro, e feliz proprietário de um Galaxy Note 10.1 e também de um Asus Transformer TF101.