Usando Tablet Android na Faculdade

A alta disponibilidade e  mobilidade de um tablet Android de alta performance pode ser muito útil nas atividades relacionadas ao ensino, como o uso na faculdade ou mesmo no ensino à distância. Aliás, essa utilização é suficiente para demonstrar a real capacidade e utilidade que somente um tablet pode oferecer. Claro que existe aí toda uma questão de risco social pelo simples fato de você andar por aí com um objeto caríssimo e bastante frágil e é sempre bom ter isso em mente. Mas dito isso, comecemos imaginando o cenário de uso. Há um professor na sua frente e este está utilizando o quadro negro ou mesmo recursos  multimídia  (apresentação de slides, por exemplo). Tradicionalmente você acompanharia a aula utilizando um caderno, uma apostila, até mesmo um gravador de áudio.   Vejamos como seria se nesse momento você tivesse um tablet Android de alto desempenho:

Tablet Android na faculdadetablet Android na faculdade

 

É muito comum o professor disponibilizar a apostila de aula em forma digital (PDF, arquivos de power point, word…), e isso implica você imprimir ou fazer cópia xerox de quem imprimiu para acompanhar as aulas. Com tablet você não precisa mais imprimir nada. Você estará carregando todas as apostilas do seu curso num dispositivo mais leve que um livro e com tela boa o suficiente para que você possa ler e acompanhar o que é ensinado. E a vantagem não fica só nisso. Há aplicativos de pdf que te permitem fazer anotações diretamente nos arquivos. Você pode digitar ou mesmo inserir desenhos e manuscritos exatamente como faria se estivesse com a folha impressa ali. Só que no seu tablet você ainda tem recursos de zoom, de traçado e , se estiver online, pode até mesmo selecionar os trechos e fazer buscas sobre eles.

Se você quiser pode também utilizar o seu tablet exatamente como se ele fosse um caderno, podendo novamente digitar ou mesmo escrever  utilizando uma stylus capacitiva de alta precisão. E claro que a coisa não encerra aí, há aplicativos que te permitem, por exemplo, inserir na folha uma foto. Ou seja, você pode usar seu tablet pra tirar uma foto do quadro-negro ,  inserir na folha do seu caderno digital e a partir daí fazer as anotações sobre a imagem com a sua caneta stylus. E tudo isso de forma simples, intuitiva e prática. Tudo organizado no seu caderno digital. E vamos além, pois é muito comum os aplicativos permitirem compartilhar o conteúdo criado, e você pode fazer isso com seus cadernos, mandando pro dropbox, por exemplo. Dessa forma você tem suas aulas em todos os dispositivos que possuir ( smartphone , notebook, desktop…) além de já servir de backup natural.

 

 

Limitações

 

 

Até agora só te falei das vantagens, mas é claro que existe aqui uma curva de aprendizagem a ser vencida, como  se acostumar com os apps, por exemplo.

Muitas das aplicações práticas que mencionei exigem uma caneta stylus capacitiva de alta precisão (ou seja, ficam de fora todos os simuladores de dedos) e nesse sentido temos poucas opções no mercado. A que eu uso se chama Adonit Jot e pra comprar tive de importar da Austrália (hoje deve estar na ordem de 40 dólares). E tem mais, pra usar uma caneta capacitiva sem se preocupar com a palma da mão tocando na tela você precisará usar uma luva. Ainda que você provavelmente já tenha uma luva cortada na ponta dos dedos, só o fato de ter de colocar a luva já implica numa ressalva.

Alguns apps são pagos. O aplicativo para pdf que faz exatamente o que eu comento neste artigo é o EzPDF Reader,  ele é pago (  em torno de 5 reais ) , mas vale cada centavo! Os apps para transformar seu tablet Android em um caderno também costumam ser pagos. Um que recomendo é o Writepad Stylus, ele custa em torno de 2 reais. Claro, isso se você não tiver um tablet Transformer, pois este vem com o sensacional Supernote. Já viu  ele em ação? saca só:

 

 

 

 

Encerro listando os apps que recomendo para te ajudar nessa aplicação:

 

 

Termos Procurados:

    usar tablet como caderno,escrever no tablet,como escrever texto no tablet android,como escrever texto no tablet,tablet na faculdade,como escrever no tablet,como escrever no tablet android

Humberto R.

Engenheiro, concurseiro, e feliz proprietário de um Galaxy Note 10.1 e também de um Asus Transformer TF101.