Vale a pena usar o reconhecimento de escrita do Galaxy Note 10.1?

A linha Galaxy Note da Samsung (seja tablet ou phablet) sai de fábrica com uma série de recursos e sensores não presentes em outros dispositivos, como o Easy Clip e o recurso multijanelas. Porém, há um recurso que merece ser destacado na linha Galaxy Note e que não é novidade para tablets da Samsung:  o reconhecimento de escrita à mão como método de entrada. Antes de passar a minha experiência com ele, vejamos como habilitá-lo e também algumas de suas configurações.

O reconhecimento de escrita no Galaxy Note 10.1 é uma das 3 formas de entrada de texto usando o teclado virtual nativo do tablet, o teclado Samsung.. Para habilitar o reconhecimento de escrita à mão no teclado virtual da Samsung, faça um toque demorado no ícone que representa uma engrenagem. Irá aparecer um menu pop up , escolha o ícone marcado na imagem.

image

A área com teclado irá mudar para esta aqui :

image

Pronto, agora basta começar a escrever direto com a S Pen na área pautada. Por padrão o reconhecimento do manuscrito será “por batida” , o que significa que à medida que as palavras forem sendo identificadas elas serão removidas da área de escrita. O reconhecimento também pode ser “completo” (é o que eu utilizo) , desta forma o texto reconhecido na área pautada continua por lá (vide figura abaixo).

image

O reconhecimento do tipo Completo permite que se edite o texto reconhecido e ainda presente na área pautada por meio de gestos. São edições simples, como separar ou juntar palavras ou letras, substituir uma letra por outra, adicionar vírgulas (não recomendado), etc … O guia preparado pela Samsung mostra legal isso:

image

Às vezes o reconhecimento falha, mas na barra de sugestões está a palavra que gostaríamos que tivesse sido reconhecida. Caso você queira acessar as sugestões de uma palavra já reconhecida na região de reconhecimento, basta fazer um toque curto (tap) na palavra desejada. E para efetuar a correção basta outro tap na sugestão (vide figura abaixo).

image

Minha experiência usando o reconhecimento de escrita

Confesso que não sei se a tecnologia empregada nos dispositivos anteriores (como o Tab Plus, por exemplo) é a mesma utilizada no Galaxy Note 10.1 , mas o fato é que com o Galaxy Note 10.1 tenho obtido ótimos resultados escrevendo dessa forma. Faço minhas anotações (inclusive artigos para este blog) escrevendo com a S pen e em letra cursiva. Tem sido a forma mais rápida, prática e até mesmo prazerosa de digitar textos maiores no tablet. Ainda não cheguei ao nível de escrever tão rápido quanto o faço quando não me preocupo com o reconhecimento da escrita, mas está quase lá.

Tive de modificar algumas coisas no meu jeito de escrever e ,baseado nisso, listo o que funcionou comigo já que acredito que poderá vir a ser útil com mais alguém:

  • Desenhar um pouco melhor as letras R, S, M, K
  • Apertar “enter” após escrever alguma palavra com hífen (caso você siga escrevendo, a palavra com hífen irá adquirir um espaço antes e depois dele. A palavra “estudá-la” , por exemplo, seria digitalizada como “estudá – la”
  • Mudar o jeito de escrever o X (comigo só funcionou escrevê-lo com letra de forma)
  • Acentuar as letras imediatamente após traçá-las (meu costume era de adicionar acentos após terminar a sílaba ou mesmo após terminar a palavra toda).
  • Escrever deixando bastante espaço entre as palavras para que não haja sobreposição do que escrevo com o texto reconhecido (à medida que você escreve ,principalmente no modo de reconhecimento completo, as palavras vão sendo reconhecidas da esquerda para a direita).
  • Usar a barra de sugestões e o botão de símbolos nas correções e edições.
  • Evitar de usar muitas linhas no reconhecimento completo, principalmente se no texto houver vírgulas ou aspas.

Fico por aqui.
Inté!

Termos Procurados:

    app para escrita cursiva,escrevendo com s pen,Como configurar o teclado para juntar as palavras,varias opçoes de imagena da palavra formandoa em letras cursivas,como se escreve samsung galaxy,como se escreve samsung galazia,como trnsforma as letra do tablet