Vazou! Tablet Samsung Galaxy Tab 3 10.1 tem especificações reveladas.

Faltava só a versão de 10,1 polegadas da linha Galaxy Tab 3 a ter suas especificações  divulgadas, e , ao que tudo indica, não falta mais. A Samsung dessa vez pegou muito leve, mas não exatamente pelo desempenho.

Nos últimos dias comentou-se muito na possibilidade da empresa sul-coreana adotar no seu Tab 3  de 10,1 polegadas um SoC desenvolvido pela Intel, no caso o Atom Z2560. E a julgar pelas especificações divulgadas pelo Android Authority , a coisa parece que é por aí mesmo, já que o processador de dois núcleos do próximo Galaxy Tab de 10,1 polegadas estaria configurado numa frequência de 1,6 GHz, e o dualcore da Atom opera exatamente por aí. Difícil saber exatamente o que esperar em termos de desempenho por falta de amostragem, mas se os benchmarks estiverem corretos, a coisa aí pode ser bem interessante, já que alcançar mais de 20 mil pontos no Antutu é patamar de SoCs como Snapdragon Pro e Exynos 5.

samsung-galaxy-tab-2-10.1[1]

Completam as especificações o display de 1280 x 800 píxels, 1GB de RAM , câmeras frontal e traseira de 1,3 MP e 3 MP respectivamente e bateria de 6800 mAh.  E tudo isso resultando num tablet de 10,1 polegadas rodando a versão 4.2.2 do Android e  pesando apenas 510 gramas!

Meus dois centavos

Não apostaria muitas fichas nessa performance toda,  a tela com certeza não é tão resolvida quanto se gostaria , mas acredito que o gargalo de desempenho desse tablet venha a ser ter apenas 1 GB de RAM. Também vejo com um pouco de desconfiança esse chipset da Intel por conta da compatibilidade com apps da Google Play.

Na bateria fica difícil comentar tendo apenas como base a carga em mAh, mas como todos os tablets de 10,1 polegadas da Samsung possuem uma autonomia destacada (sempre acima de 8 horas), creio que aqui não teremos uma surpresa negativa.

O grande destaque, a meu ver,  fica mesmo nesse peso de apenas 510 gramas. Isso não o torna o tablet de 10 polegadas mais leve que já tive notícia, mas com certeza é um avanço e tanto nesse quesito em que o menos é mais.

Levando tudo isso em consideração, me parece um dispositivo de médio desempenho para cima, agora resta saber se a Samsung irá precificá-lo de acordo.

Inté a próxima!